PALESTRA MOTIVACIONAL DO EDUCAP – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DA BRASILCAP

Auditório da Geração Futuro – Rua Leopodina Pinheiro, por trás do Centro Comercial, Centro, Cidade de Lagoa de Itaenga-PE, CEP:55840-000. Rua Leopodina Pinheiro, por trás do Centro Comercial, Centro, Cidade de Lagoa de Itaenga-PE, Cidade de Lagoa de Iatenga, Pernambuco

RESUMO DOS PROJETOS APOIADOS PELO BRASILCAP

1 - Projeto Cidade Sustentável - Geração Futuro
O Projeto “Cidade Sustentável: educação para o meio ambiente” é uma proposta da Geração Futuro que busca formar adolescentes da rede pública de ensino para tornarem-se Agentes de Desenvolvimento Ambiental. O projeto envolve, ainda, professores e famílias em um processo permanente de cuidado com as questões do meio ambiente, a partir da realidade local. Assim, consegue promover atividades de reflorestamento e arborizações, envolvendo a comunidade escolar.
A organização social pretende durante o Cidade Sustentável fazer arborização de áreas urbanas e reflorestar áreas degradadas com o plantio de 10.000 mudas. Além do trabalho ambiental direto, existe também a sensibilização da sociedade para questões ambientais, que é uma tradição do trabalho artístico dos grupos de teatro organizados pela Geração Futuro. O plantio visa também proteger nascentes dos rios e fontes de água importantes no município.
A Geração Futuro é uma Organização da Social, fundada em 2005 por um grupo de jovens protagonistas, inquietos com a realidade vivenciada por eles/as quanto à percepção da falta de oportunidades esportivas, culturais, educacionais, de geração de emprego e renda, especialmente para a juventude local, atualmente tem sedes em Pombos e Lagoa do Itaenga.
Público Direto: 300 estudantes adolescentes, oriundas de escolas públicas; 100 professores da rede pública de ensino municipal; 8 gestores municipais da educação; 1 Gerência regional de educação do estado de Pernambuco.
Público Indireto: 5.000 pessoas da comunidade; 1.200 pessoas das famílias dos estudantes; 10 Diretores de escolas públicas; 3 Instituições social de promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

Projeto Comunidade Meu Lugar - Centro de Desenvolvimento Integral em Lagoa do Itaenga – Cedili
Moradias precárias, falta de acesso à saneamento básico e o risco de enchentes e alagamentos, desmoronamento e violência são realidades comuns em comunidades carentes do interior pernambucano. Para enfrentar a situação, o Centro de Desenvolvimento Integral em Lagoa de Itaenga – CEDILI, com o Projeto COMUNIDADE MEU LUGAR: ENVELHECER BEM, busca a transformação e o combate à desigualdade a partir da promoção do desenvolvimento sustentável e protagonismo comunitário liderado por idosos e suas famílias.
Estão sendo realizadas atividades de formação de idosos e requalificação dos espaços urbanos da favela do Matadouro, em Lagoa do Itaenga (PE). O projeto inova ao estimular a participação comunitária de idosos e suas famílias para a realização de reparos da infraestrutura comunitária, dos espaços de lazer, escadarias, drenagem, iluminação e pinturas. Também estão sendo desenvolvidas atividades de recreação, lazer e promoção da sustentabilidade e para o envelhecimento ativo, além de ações de articulação e mobilização envolvendo instituições locais para atuação conjunta no enfrentamento aos problemas dos idosos em Pernambuco e das comunidades.
Fundado em 2006, o CEDILI, surgiu no intuito de minimizar os problemas oriundos do contexto de vulnerabilidade social das comunidades locais. Através de ações realizadas em parceria com conselhos de direitos, poder público e outras organizações da sociedade civil, a organização passou a fortalecer a rede local de atendimento e garantia de direitos. Atualmente, sua atuação é focada nas favelas e comunidades de extrema pobreza, com destaque para atividades envolvendo idosos, porém sempre com enfoque intergeracional.
Público Direto: 340 Idosos e suas famílias residentes das favelas e em situação de risco social.
Público Indireto: 1.000 familiares dos idosos residentes das favelas; 2.500 pessoas residentes da Favela do Matadouro, em Lagoa do Itaenga (Pernambuco); 30 líderes comunitários e lideranças locais; 20 profissionais do sistema de proteções sociais e promoção de direitos; 15 Instituições públicas municipais e estaduais.